Sinopse:
As mais recentes evoluções tecnológicas como a IoT, o 5G e as plataformas BIM, prometem revolucionar a segurança contra incêndios. Torna-se crucial acompanhar estas tendências, refletir sobre o seu impacto no setor da segurança e no tecido empresarial e perceber como pode a legislação e as normas técnicas acompanhar esta realidade em constante evolução.
Paulo Ramos
Mestre Arquiteto (pré Bolonha), com Pós-Graduação em Segurança Contra Incêndio em Edifícios (FCTUC-DEC), estando atualmente a fazer doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra.
É sócio gerente da ETU Fire Safety Consultants, coordenando a área de projeto de SCIE e de mitigação de incêndios rurais, tendo sido, ao longo dos últimos quinze anos, técnico responsável de cerca de quatrocentos projetos de SCIE em Portugal, Angola, Argélia e França.
Especializou-se em projeto baseado no desempenho (performance-based design), quer em edifícios quer em incêndios rurais, através de diversos cursos de especialização realizados em Londres, Málaga, Nashville, Roterdão, Varsóvia, Copenhaga, Coimbra e Lisboa, nomeadamente na área de BIM (Revit), incêndios rurais, simulação de evacuação (Pathfinder), simulação de incêndios (FDS e CFast), ATEX, edifícios de muito grande altura, análise de risco, projeto baseado no desempenho, controlo de fumo.
É Presidente da SFPE Portugal (Society of Fire Protection Engineers), Presidente da Subcomissão 6 da CT46 (projeto baseado no desempenho), Coordenador da Comissão Técnica de SCIE da Ordem dos Arquitetos, membro da Comissão da ANEPC para Acompanhamento da
Regulamentação de SCIE (em representação da Ordem dos Arquitetos) e membro da Comissão Estratégica da APSEI. Publicou vários artigos sobre Segurança contra Incêndios em publicações técnicas e científicas.
Paulo Ramos foi distinguido internacionalmente em 2018 com o Hats off Award da Society of Fire Protection Engineers, pelo trabalho realizado no desenvolvimento do projeto baseado no desempenho em Portugal e na Europa. É Associado Honorário da APSEI.
Joaquim Neto
Joaquim Neto, é Especialista de Informática, chefiando atualmente a Divisão de Infraestruturas Informáticas do LNEC. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST, concluiu o doutoramento em Ciência e Tecnologia Web, em curso ministrado pelas Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a tese “Sistema Multiagente de Recomendação de Percursos de Evacuação de Edifícios em caso de Incêndio, Baseado em Contexto e na IoT.
Diogo Rosa
Com um Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Ramo de Construção pelo IST, Diogo Rosa iniciou a sua atividade profissional no setor petrolífero e ao longo dos seus 5 anos de experiência na área, acompanhou diferentes projetos para as principais companhias petrolíferas a operar em Portugal.
Inscrito como Membro Efetivo na Ordem dos Engenheiros e qualificado como Projetista de 2ª, 3ª e 4ª SCIE e Medidas de Autoproteção, desenvolve trabalhos de consultadoria, acompanhamento e fiscalização de obras, em especial na área industrial, farmacêutica, de retalho, restauração e edifícios empresariais. É atualmente Diretor de Produção da Konceptness e coordena uma equipa de engenheiros e arquitetos.
Carlos Nobre
Mestre em Engenharia de Redes de Computadores e Multimédia e Licenciado em Engenharia, Telecomunicações e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Autónoma de Lisboa. Ligado à área de Sistemas de Segurança Eletrónica (SSE) desde 1989, é atualmente consultor em engenharia de segurança , formador na área dos SSE , membro fundador da delegação portuguesa da SFPE, coordenador da CTE 79 do ONS/APSEI, vogal da CT46 para sistemas de deteção de incêndios, membro de diversas comissões técnicas da APSEI, autor de artigos técnicos, workshops e webinars na área dos SSE.
João Emílio Almeida
Licenciado em Eng. Informática Industrial (ISEP); Mestre em Segurança Contra Incêndios Urbanos (FCTUC - Univ.Coimbra); Doutor em Engª.Informática (FEUP – Univ.Porto). Membro Sénior e Especialista em Segurança pela Ordem dos Engenheiros. Autor de muitos projetos de SCIE (hospitais, centros comerciais, hotéis, indústria, 3ª e 4ª CR) e Medidas Autoproteção (ex: Casa da Música). Professor ensino superior, investigador no LIACC (Lab.Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Univ.Porto). Áreas de interesse: Inteligência Artificial, Agentes Inteligentes, Jogos Sérios, Modelação e Simulação, Evacuação de Edifícios, Simulação Pedonal, Análise de Risco.