top of page

Debate:
Inteligência Artificial vs. Proteção de Dados

Auditório APSEI - Dia 19
10:45 - 12:00

Sinopse:

A utilização de inteligência artificial (IA) nos sistemas de segurança física abriu um novo leque de oportunidades. Atualmente, os sistemas de videovigilância já utilizam software de IA para recolher inúmeras informações sobre os indivíduos que circulam no espaço protegido pelo sistema. O reconhecimento facial, a analítica preditiva e o reconhecimento de gestos e comportamentos suspeitos são apenas alguns exemplos do que é possível fazer com esta tecnologia. Com o crescimento do mercado e com a massificação esperada da utilização de IA nestes sistemas como pode ser salvaguardada a privacidade dos cidadãos?

Silvestre Machado_edited.jpg
Moderação: Silvestre Machado (Auchan Retail Portugal)
Foto João Madeira_edited.jpg
Orador: João Madeira
(Veesion)
Icone_edited.png
Orador: a designar

Silvestre Machado 

Como Oficial da GNR foi formador na Escola Prática da GNR e no Instituto de Altos Estudos Militares. Desempenhou funções na área da Táctica das Forças de Segurança e Investigação Criminal. Participou em Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas. De 1995 a 2012 foi Consultor Técnico de Segurança na Direcção Geral de Administração da Justiça – Ministério da Justiça e de 1998 a 2003 esteve colocado no Conselho Consultivo do Ministério da Administração Interna. Membro da Autoridade Coordenadora de Segurança da Expo’98. É, desde janeiro de 2004,  Diretor Nacional de Segurança na Auchan Retail Portugal, com responsabilidade nas áreas Security e Safety.

in.png

Rui Cruz 

O Comissário Rui Cruz é formado na Faculdade de Direito de Lisboa e graduado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

De 2008 a 2015 foi inspetor da PSP, onde começou por comandar diversas esquadras de polícia em Lisboa, teve em seguida a função de Chefe da área administrativa da Divisão e ainda de Comandante da Esquadra de Segurança da Assembleia da Républica.

Desde 2015 é Inspetor Chefe da PSP, com funções como Coordenador no Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP e Coordenador Nacional no DIC/PSP do Protocolo UCIC (Unidades de Coordenação e Intervenção Conjunta) desde 2017. É ainda responsável pela coordenação processual e operacional da atividade da PSP em matéria de investigação criminal e acompanhamento e implementação da evolução legislativa e das decisões judiciais através da criação de produtos de formação e ainda por recolher, tratar e divulgar as orientações necessárias às forças policiais.

in.png

João Madeira  

João Madeira tem uma experiência de mais de 10 anos em Sales e em funções de Customer Success. Está há 2 anos na área da tecnologia como responsável por desenvolver o negócio da Veesion em Portugal. Com mais de 100 novos clientes no ano passado, têm agora como foco este ano entrar nos grandes grupos do retalho nacional.

in.png
bottom of page