top of page

Debate:
Mercadorias perigosas nas soluções de mobilidade

Auditório APSEI - Dia 19
15:45 - 17:00

Sinopse:

Assistimos a uma procura constante na utilização de tecnologia mais barata, mais amiga do ambiente e mais segura, no entanto, a segurança nem sempre é um tema evidente na procura de novos processos de otimização tecnológica.

Com os confrontos bélicos existentes e com a emergente diversidade tecnológica, as soluções de mobilidade existentes têm vindo a ser condicionadas pelo aumento da procura e possibilidade de escassez.

Torna-se de extrema relevância a discussão em termos de segurança no transporte e utilização dos diferentes tipos de combustíveis utilizados em mobilidade, considerando o hidrogénio uma solução alternativa à mobilidade por combustíveis fósseis e à mobilidade elétrica.

Carla Pedro

Carla Pedro é, desde janeiro de 2020, Diretora-Geral da APQuímica – a Associação Portuguesa de referência para o setor da Química, Petroquímica e Refinação, um setor que representa mais de 14% do total de exportações nacionais e cerca de 1/5 das despesas em inovação da indústria transformadora portuguesa.
É também, desde 2018, a coordenadora do Cluster
de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação – uma iniciativa colaborativa, reconhecida pelo IAPMEI/Ministério da Economia, que liga a Indústria (incl. os maiores atores na indústria química nacional, PMEs, strat-ups) e a Academia (Universidades e Centros de Investigação) para o desenvolvimento de I&D aplicada e outros projetos coletivos, que endereçam os principais desafios da Indústria Química nacional e suportam o seu processo de transformação verde e digital, atualmente em curso.
Com um percurso académico na área da Economia e Gestão, Carla Pedro tem uma experiência profissional de mais de duas décadas, no setor público e privado. Especializou-se no lançamento e gestão de projetos de inovação (early-stage), bem como no desenho e implementação dos seus instrumentos financeiros e parcerias estratégicas de suporte. Antes da APQuímica, deteve várias posições de liderança no setor público, em consultoria e na indústria, em particular na área tecnológica (incl. 7 anos na área internacional da Cisco Systems), com um forte foco em abordagens integradas e intersetoriais.

in.png

Susana Marques

A trabalhar há 30 anos na Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, teve a oportunidade de passar por várias funções das quais se destaca: desenvolvimento do sistema da qualidade; definição, montagem e manutenção de instalações de aplicação em clientes; sourcing, gestão logística e manutenção de cisternas; auditoria técnica interna.
Em 2009 assume a responsabilidade de Diretora de Segurança e desde aí, no âmbito da função, tem vindo a acumular responsabilidades nas várias componentes da segurança. Neste momento acumula responsabilidades na segurança laboral (Técnica superior de segurança higiene e saúde no trabalho), segurança rodoviária (Conselheira de segurança de transporte de matérias perigosas), análise de riscos industriais (sénior para toda a organização ibérica) e auditoria interna.
Representa a Sociedade Portuguesa do Ar Líquido em vários grupos de trabalho de várias áreas da segurança quer na APSEI quer na APQuímica. É ainda a representante do grupo Air Liquide no Safety Advisory Council da EIGA (European Industrial Gases Association).

in.png

Luísa Costa

Luísa Costa é Licenciada em Engenharia Civil.

Em dezembro de 2014 assumiu as funções de Chefe do Departamento no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT)

Desde 1994 exerceu funções de técnica superior na ex-DGTT e depois no IMT, IP.

Participa na Comissão Nacional do Transporte de Mercadorias Perigosas (CNTMP) desde 1994 e é Presidente da CNTMP desde 2019, por deliberação do CD/IMT de 20.05.2019.

Ao longo dos anos tem participado em diversos Grupos de trabalho e reuniões nacionais e internacionais, designadamente no âmbito do transporte de passageiros, de mercadorias e de mercadorias perigosas.

José Alberto Oliveira 

José Oliveira é Engenheiro Mecânico, tendo iniciado a sua carreia profissional na Mobil Oil Portuguesa em 1979, e entrado mais tarde em 1996 para a BP Portuguesa. Foi no passado Vice-Presidente do ITG (Instituto Tecnológico de Gas). Atualmente, e desde 2007 desempenha funções de Diretor Técnico da APETRO, sendo ainda Membro do Comité de direção da Liquid Gas Europe e embro do Conselho Consultivo da ERSE para os Combustíveis.

Ema Leitão

Formada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Ema Leitão completou a sua formação académica com dois estágios profissionais: inicialmente na empresa Auto-Sueco, Lda., nos departamentos de recursos humanos, compras e tesouraria e posteriormente na Galp Energia, no departamento de logística.

Em 2006 ingressou na Transportes M. Simões Nogueira, S.A. onde exerceu funções de administração, ao nível do controlo de gestão. A partir de 2010 assumiu a área de Gestão de Contratos e de Planeamento Estratégico.

Ema Leitão é, atualmente, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadoria.

bottom of page