top of page

Portugal Safe

O Projeto

O projeto Portugal Safe apresenta-se como uma ação coletiva que visa apoiar as PME da fileira da segurança na abertura de novos canais de exportação e no reforço do seu posicionamento em mercados mais sofisticados e diferenciados. O projeto aposta na abordagem a mercados tradicionais (com o objetivo de consolidar a presença dos produtos e serviços portugueses da fileira da segurança em mercados sofisticados como é o caso da França, Alemanha e EUA) e a novos mercados de oportunidade (para fomentar a entrada de produtos e serviços da fileira da segurança em mercados emergentes para o setor como é o caso dos EAU, Marrocos e China).

As PME da fileira da segurança apresentam-se com serviços de qualidade e com capacidade de concorrer nos mercados internacionais, mas, pela sua dimensão e fraca experiência e know-how de internacionalização, carecem de um apoio nos processos inerentes à exportação dos seus negócios. O presente projeto apresenta-se como uma resposta às principais falhas de mercado detetadas no sentido de alavancar o potencial exportador da fileira do setor da Segurança português.

O setor da segurança é aqui definido como a fileira alargada de empresas e profissionais com atuação em atividades ligadas à proteção de pessoas e do património, incluindo indústria transformadora (na produção de bens para uso em proteção de pessoas e bens), comércio de bens de equipamento para a fileira e serviços diversos associados à proteção e segurança com destaque para Proteção ativa e passiva contra incêndios (edifícios); Segurança eletrónica; Segurança no trabalho e Segurança no transporte de mercadorias perigosas.

A cadeia de valor do setor da Segurança (fileira da segurança), está dividida, em 3 atividades principais: Produção (Fabricante), Comércio (Importação, Grossista e Retalhista) e Serviços (Projetista, Instalação, Manutenção e Consultoria), onde estão envolvidos vários tipos de intervenientes.

Empresas especializadas: empresas que operam em apenas uma atividade principal da cadeia de valor, ou que o fazem de forma residual nas restantes atividades. Estas empresas podem ser:
 

  • Fabricantes: empresa que têm como atividade única, principalmente, a produção e desenvolvimento de produtos relativos ao setor da segurança.

  • Importadores, grossistas e distribuidores, revendedores e retalhistas: sendo empresas que se dedicam principalmente à distribuição dos produtos.

  • Projetistas, instaladores, manutenção, assistência técnica e consultoria/auditoria/formação: estas são as empresas fornecedoras de um ou vários tipos de serviço.


Empresas com atividades complementares: empresas que operam de forma complementar em duas atividades principais da cadeia de valor. Estas empresas podem ser:

  • Fabricantes e Distribuidores: empresas que têm como atividade a produção e comercialização dos produtos que fabricam.

  • Distribuidores e Fornecedores de Serviços: empresas que têm como atividade a comercialização de produtos e fornecimento de serviços relacionados.

  • Fabricantes e Fornecedores de Serviços: empresas que têm como atividade principal a produção e o fornecimento de serviços.


Empresas Verticalmente Integradas: empresas que operam de forma integrada, percorrendo todas as atividades principais da cadeia de valor, sendo fabricantes, distribuidores e fornecedores de serviço.

bottom of page